O Que É a Confraria Quantum

Durante o período da pandemia da COVID-19 os trabalhos presenciais em Loja foram suspensos e o convívio fraternal dos irmãos foi abruptamente interrompido. Em decorrência, como uma primeira resposta ao vazio causado pela ausência das reuniões presenciais, alguns Irmãos passaram a se utilizar da Internet para apresentação de palestras relacionadas com temas de interesse maçônico.
Naquele difícil período, um grupo de irmãos, que participavam ativamente do movimento voltado para a formação e consolidação do uso prático dos recursos de tecnologia da informação (TI) para atender essas novas demandas, rapidamente perceberam que se fazia necessário criar um “ponto de encontro” para os irmãos se confraternizarem após as reuniões virtuais que estavam rapidamente se popularizando.
Entre os líderes desse movimento em prol da utilização da Internet como ferramenta para suporte das atividades maçônicas, encontravam-se os irmãos Valdemar dos Santos Queiroz, José Soares da Silva, José Marcos Theotonio, Joel de Oliveira, Wilson Loos, entre outros.
Tal prática, pelo seu caráter inovador e pioneiro, proporcionou o surgimento das primeiras organizações maçônicas virtuais em território brasileiro.
Dentre as organizações pioneiras, destacamos a A.R.L. S. Virtual “Lux in Tenebris, No. 47”, sob a jurisdição da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (GLOMARON), cuja visão da sua liderança maior, tendo à frente o Sereníssimo Grão Mestre Paulo Benevenute Tupan, o eminente Past Grão Mestre Aldino Brasil de Souza e o Resp. Ir. Izautonio Machado Junior, que diligentemente atuou como seu primeiro venerável mestre, foi decisiva para motivar, organizar, oficializar e dar vida a um projeto que viria a inspirar outras Potencias Maçônicas, tais como a Grande Loja Maçonica do Pará (GLEPA) e pelo Grande Oriente Paulista (COMAB).
Com visão similar, outros grupos e Lojas Maçônicas também adotaram a utilização dos recursos cibernéticos para estimular a apresentação de palestras utilizando a mídia disponível para tal finalidade, com ênfase para as plataformas ZOOM e Google MEET. A partir de 2021 e ao longo de 2022 a utilização das ferramentas de Internet se intensificaram.
Atualmente as Lojas Virtuais e grupos que gerenciam palestras virtuais se multiplicaram e algumas também passaram a integrar a base de participantes da Confraria Quantum. Entre as quais, destacamos os membros da:
– ARLS Virtual “Luz e Conhecimento” Nº 103, Grande Loja do Estado do Pará (GLEPA)
– ARLSEPV “ESTRELA POLAR” N° 433, Grande Oriente Paulista (GOP)
– Lives Maçônicas
Nesse meio tempo, em maio de 2020, foi fundada a Confraria Quantum, com o objetivo de organizar uma reunião do tipo do tradicional “copo d’água”, ou seja, nos moldes do tradicional ágape fraternal em continuidade aos trabalhos das Lojas presenciais, reunindo em espaço virtual informal os irmãos para um tempo de confraternização e bate papo após as apresentações das palestras virtuais, normalmente apresentadas no tradicional horário das 20hr às 22hr.
Rapidamente as atividades da Confraria Quantum se tornaram conhecidas do público frequentador das palestras virtuais, tornando os encontros após as palestras uma continuação natural da atividade maçônica virtual.
Todos os meses, geralmente na última semana de cada mês, a CONFRARIA QUANTUM promove uma palestra, versando sobre temas de interesse maçônico, normalmente apresentada por um dos seus confrades.
A atual composição diretiva da CONFRARIA QUANTUM é formada pelos seguintes confrades, os quais foram distinguidos com a Comenda Quantum, no grau de Cavaleiro:
– Valdemar dos Santos Queiroz, Presidente
– José Soares da Silva, Secretário
– Paulo Benevenute Tupan
– Wilson Loos
CLIQUE AQUI para ver o Histório da Confraria de Maio 2020 a Junho 2022 por Ir.’. Édio J. Coan
Importante:
Para acompanhar as notícias, avisos e convites relacionados com a Confraria Quantum, acompanhe as matérias publicadas no Blog do Copo d’Água.